Paulo Sergio Niemeyer

Paulo Sergio Niemeyer faz parte de uma linhagem de arquitetos. O mais ilustre deles, claro, dispensa apresentações. Seu bisavô, Oscar, simboliza a arquitetura brasileira internacionalmente e suas formas nunca deixarão de fazer parte do imaginário coletivo e, muito menos de Paulo. É assim na sua arquitetura, será para sempre assim no seu design. "Não concebo as duas atividades de forma diferenciada, mas em continuidade", comenta ele.E, de fato, as disciplinas sempre se entrecruzaram – formal e conceitualmente – na sua trajetória profissional. "Para mim é difícil pensar em arquitetura de interiores, sem móveis. Nem em móveis, sem arquitetura", declara o arquiteto, que assumidamente revisita obras ilustres do bisavô em sua produção como designer. Tal como acontece na atual seleção que ele realizou para a coleção Desejos de Família, da Breton.

Os traços característicos de alguns dos prédios mais emblemáticos de Brasília aparecem em móveis como o banco Alvorada. O mesmo acontecendo com o Palácio do Planalto ou o Memorial da América Latina, solidamente implantado em São Paulo, entre outras obras. Sem falar em referências subjetivas de seu grande mestre, como a de relacionar a paisagem carioca com os contornos da mulher amada. Princípio, aliás, que ele revisita na sua cadeira Ana. "Me arrisco a dizer que desenho objetos como obras de arquitetura. No caso dos móveis, trabalho com planos e apoios que bem poderiam ser traduzidos como vigas e pilares. Como em algumas obras de meu bisavô, nem sempre o apoio precisa tocar totalmente o solo. Apenas um ponto pode tocar. É o que nós, arquitetos, chamamos de transposição de carga: ela começa no apoio central e depois é descarregada nas laterais", explica o bisneto. Procedimento que ele faz questão de ver reproduzido também no mobiliário que desenvolve. "Mais uma vez não vejo e não faço distinções. Do dimensionamento, pasando pelo protótipo e chegando ao produto final, meus móveis são concebidos com o mesmo rigor que aplico à minha arquitetura. Afinal, móvel foi feito para durar. E a Breton, como grande indústria que é, me deu condições de chegar a este resultado.", finaliza.

Texto por Marcelo Lima (Jornalista e Crítico de Design).

/giftlist/create /giftlist/product True O Tipo de Lista selecionado requer um endereço de entrega. Você será redirecionado para a criação da lista e retornará para esta página ao concluir o cadastro. Todos os Produtos selecionados serão incluidos à sua nova Lista Você precisará incluir os Produtos após o cadastro de sua nova Lista
  • Sua Lista foi criada com sucesso
  • #quantidade# Produto(s) adicionado(s) à sua Lista
  • #quantidade# Produto (s) selecionado(s) já existia(m) em sua Lista
  • Clique aqui para gerenciar sua Lista